Fale! Laurie Halse Anderson


Angustiante é a palavra que define o livro Fale! desde o inicio você percebe o que aconteceu com Melinda naquela noite e é triste ver como ninguém a enxerga e o quanto as pessoas a sua volta são mesquinhas.


SINOPSE – LIVRO FALE!


Fale! Laurie Halse Anderson

“Fale sobre você… Queremos saber o que tem a dizer.” Desde o primeiro momento, quando começou a estudar no colégio Merryweather, Melinda sabia que isso não passava de uma mentira deslavada, uma típica farsa encenada para os calouros. Os poucos amigos que tinha, ela perdeu ou vai perder, acabou isolada e jogada para escanteio. O que não é de admirar, afinal, a garota ligou para a polícia, destruiu a tradicional festinha que os veteranos promovem para comemorar a chegada das férias e, de quebra, mandou vários colegas para a cadeia. E agora ninguém mais quer saber dela, nem ao menos lhe dirigem a palavra – insultos e deboches, sim – ou lhe dedicam alguns minutos de atenção, com duvidosas exceções. Com o passar dos dias, Melinda vai murchando como uma planta sem água e emudece. Está tão só e tão fragilizada que não tem mais forças para reagir. Finalmente encontra abrigo nas aulas de arte, e será por meio de seu projeto artístico que tentará retomar a vida e enfrentar seus demônios: o que, de fato, ocorreu naquela maldita festa?”

Categoria: JovemAdulto|Páginas: 248|EditoraValentinaClassificação: 5/5

Fale! Laurie Halse Anderson


Em Fale! conhecemos a história da Melinda Sordino, uma adolescente de 14 anos que acaba de entrar no ensino médio carregando uma grande culpa: ela chamou a polícia e acabou com a festa de verão de um dos veteranos do colégio onde estuda, por isso é odiada pela maioria dos alunos colégio e hostilizada pelos seus próprios amigos, que nem mesmo procuram saber o que a levou a fazer aquela ligação.

Fale! Laurie Halse Anderson


Melinda torna-se essencialmente muda e  a vontade de continuar a seguir em frente desaparece juntamente com sua capacidade de se defender dos constantes ataques que vem sofrendo desde então. Suas notas caem e ela se fecha cada vez mais dentro de si mesma.  
O enredo é emocionante e os personagens são minuciosamente desenhados, mas é o seu olhar bruto e a dinâmica da experiência do ensino médio que torna Fale! um romance inesquecível.
A escrita da autora é simples e segue a linha de raciocínio da personagem principal, diante disto é completamente possível que o leitor se ligue a Melinda e absorva toda sua dor ao se vê abandonada não só pelos amigos, mas também pelos próprios pais, a raiva e o medo que sente todas as vezes que se esbarra com “O Troço” nos corredores do colégio, a sensação de fragilidade diante das pessoas ao seu redor  e a profunda depressão em que ela se encontra.

Fale! Laurie Halse Anderson


Antes de ler o livro já havia assistido ao Filme O silêncio de Melinda baseado na obra, ele conta de uma forma bem resumida o livro, mas não deixa de ser emocionante também, vale a pena assistir, porem se você gosta de surpresas indico que faça a leitura primeiro.

Fale! Laurie Halse Anderson


A leitura de Fale! me deixou completamente extasiada,  pela narrativa de Melinda o leitor pode perceber como ela está danificada pelo o que aconteceu e ainda mais danificada pelo fato de não poder falar com ninguém, especialmente a seus pais, além disso, ela se sente em parte culpada. Melinda escreve com um humor sarcástico sobre os tipos diferentes de estudantes, a desatenção dos professores, exceto para seu professor de arte Sr. Freeman, e os eventos diferentes que ocorrem dentro de um ano escolar, ao mesmo tempo. 
A diagramação da editora está incrível, a Valentina caprichou, e não só na beleza do livro, mas na entrevista com a autora que o acompanha, no texto de reflexão da obra escrito pela autora e principalmente, no poema que a mesma escreveu com trechos de e-mails e cartas de leitores que ela recebeu ao longo dos anos. 

Fale! Laurie Halse Anderson


Apesar de se tratar de um tema pesado a autora o tratou de uma forma tão delicada quanto um livro juvenil deve ser, por isso indico a leitura da obra para todos os adolescentes, que vivem em um mundo de constantes mudanças e desafios. Boa leitura! 

Fale! Laurie Halse Anderson


Image Map
compartilhe:
Matilda Natália
escrito por Matilda Natália
Meu nome é Natália, tenho vinte e poucos anos, apaixonada por livros, filmes, moda, series, animais e todas as coisas relacionadas Once Upon A Time.